No dia 10 de junho de 2010 teve início a Copa do Mundo na África do Sul, a primeira Copa da História no continente africano. São 32 seleções representando países dos cinco continentes, entre elas o Brasil, em busca do hexa campeonato, feito inédito até agora. Mas, aparentemente, não era isso que chamava a atenção de milhões de brasileiros.
Ééééééé do Brasil!!!!!
Logo na festa de abertura, Galvão Bueno, narrador esportivo da Rede Globo, despertou a fúria de centenas de usuários do Twitter que começaram a postar compulsivamente a tag "Cala Boca Galvão". Mas quem twittou sua revolta durante a cerimônia de abertura da Copa não imaginava a extensão que a coisa tomaria. Após alcançar o Trending Topic (rank que elenca as palavras mais usadas no microblog em nível nacional e mundial), usuários de outras nacionalidades e que não entendiam Português começaram a se perguntar "Who is Cala Boca Galvao?". Aí a brincadeira perdeu o controle.
Cala Boca Galvão!
Várias histórias correram. Paulo Coelho, por exemplo, postou em sua conta que "CALA BOCA GALVAO (SILENTIUM GALVANUS); homeopathic drug for apoplexy during soccer matches. No prescription required.", entre outras piadas do gênero. Segundo a versão mais popular, "cala boca" significaria "save", e Galvão, um pássaro em vias de ser extinto, já que suas penas seriam muito usadas durante o carnaval para compor fantasias. Uma outra versão aumenta a história; diz que "Cala Boca Galvão" é o nome do novo single da cantora Lady Gaga, em ritmo latino, em prol da campanha de preservação da espécie "Galvão" (com letra já publicada!) - inclusive com um site americano especulando a respeito. Um vídeo foi feito em prol da campanha, e o Galvao Institute ganhou um Twitter próprio.
Manifestação de apoio à campanha
A brincadeira causou tanto furor que sites como o do jornal espanhol El País e o blog do americano The New York Times tiveram que se pronunciar a respeito, esclarecendo que tudo não passou de uma brincadeira.
Resultado? A expressão figura no topo dos Trending Topics mundiais há quatro dias. E, com o jogo do Brasil mais tarde, tudo leva a crer que mais um boom pode ser esperado. Entre protestos de "Se o Brasil se unisse assim pra algo sério as coisas estariam melhores" e manifestações de orgulho como "A maior piada interna da História; um país inteiro rindo e o mundo sem entender nada", com alguns inclusive solicitando a entrada no Guiness Book, o fenômeno não mostra sinais de diminuir sua popularidade em terras Tupiniquins. E, se depender das histórias inventadas pelos usuários brasileiros, ele ainda vai render muitos comentários.
* A autora deste blog só tem uma opinião a manifestar: Eu já ri muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito com isso!! :D
0 Response to "Vai que é tua, Twitter!!!!"
Postar um comentário