Sexy a metro?


A vaidade sempre esteve em voga nas sociedades de todos os tempos. Na Grécia Antiga, ter um belo corpo era sinal de ser um bom cidadão. Para os romanos, mens sana in corpore sano. Salomão, o mais sábio rei judeu, (teoricamente) teria dito "vaidade, tudo é vaidade". E ela então, com o passar do tempo, virou um pecado capital.

O problema é que no mundo midiático de hoje, aparência começa a ser tudo. Mulheres morrem nas mesas de cirurgia fazendo lipoaspiração de gorduras muitas vezes quase inexistentes. As academias vivem lotadas de pessoas em busca do corpo "perfeito". Cosmética, estética, são ramos cada vez mais em expansão. Normal, acho. A partir do momento que você vive num mundo tão "exposto", é razoavelmente presumível que se preocupe com como vai aparecer. Só que o povo às vezes perde a linha.

O conceito de metrosexual por exemplo, pra mim, é bizarro além da compreensão. Mas, antes que eu explique porque não gosto disso, cabe esclarecer algumas coisas.

Primeiro: Eu não gosto de ogro. Homem das cavernas. Não gosto do tipo que anda com barba por fazer, camiseta suja, bermuda rasgada e unha encardida e acha que cuspir no chão e coçar o saco em público é sinal de masculinidade. Óbvio que higiene e certa dose de vaidade são recomendadas. Acho bonito homens com unha bem feita (embora eu ache um porre fazer as minhas) - a base é até dispensável, acho. Mas não me incomoda, se usada. Não me incomodaria nem com, guardadas as devidas proporções, homem que tem costume de se depilar - eu não gosto de pelos. A barba, em especial, me incomoda horrores por eu ter uma pele muito sensível e ficar toda arranhada depois de "certos" beijos. Peito lisinho, rosto lisinho, eu fico feliz até esse ponto. O cara saber se vestir discreta e elegantemente também faz minha cabeça.

Agora, ó; se o camarada começa com frescura demais, com enfeitação demais, já perde a moral comigo. Não entra na minha cabeça esse pessoalzinho que perde horas se olhando no espelho. Narciso não é meu personagem preferido na Mitologia Grega, fica a dica.

Daí, minha amiga, realiza a cena: Você em casa, dando os toques finais pr'aquele encontro especial - ou pra alguma festa, que seja -, preocupada com o horário porque está super atrasada (como o salão fica cheio nas sextas!), e não vai demorar muito aquele gato com quem você tá saindo vai tocar o interfone, provavelmente bufando. Afinal, homem se arrumar é fácil, né? Toma um banho, faz a barba, coloca uma camisa, uma calça e um sapato e tá pronto. E você lá, com uma dúvida terrível, quase a ponto de chorar, sem saber se vai com o scarpin preto ou com a sandália roxa.

O telefone toca. Estranho. Se fosse o gato, ele tocaria o interfone. Não?

- Alô.
- Oi, linda.
- Ah, oi! Pois é, desculpa, eu tô um pouco atrasada, mas é que...
- Nada, relaxa. Eu tô ligando justamente pra avisar que vou me atrasar mais uma meia hora, porque minha manicure não tinha a cor de esmalte que eu queria, e isso acabou me enrolando aqui... E, pô, é aquilo, não é qualquer tom que combina com a minha camisa beterraba, né?

Para tudo.

Quer dizer... Eu sou mulher, e pra mim beterraba é coisa de comer. Como assim o esmalte não combina com a camisa, cara-pálida?!

O diálogo pode parecer surreal, mas juro que não acho impossível de acontecer com gente tipo Cristiano Ronaldo, que combina o esmalte com a sunga. E eu acho que estamos vivendo uma epidemia de homem assim.

Eu sei que não sou exatamente um exemplo de mulher fashion. Não ligo pra moda. Se for preciso, me arrumo em quinze minutos, tenho horror a salão de beleza (vou eventualmente cortar meu cabelo e olhe lá), e uma preguiça de mais ou menos infinito + 5 pra fazer as unhas. Só penteio o cabelo quando lavo (mais pra espalhar o creme sem enxágue do que por qualquer outro motivo), e meu uniforme de dia a dia é tênis, jeans e camiseta. Não sei diferenciar uma grife da outra (aliás, em geral eu nem presto atenção a isso), e coisas como bordeaux, salmão e beterraba são, pra mim, vinho, peixe e legume, respectivamente. Mas tenho minhas vaidades pontuais e, ainda que não pareça pela lista acima, sei me cuidar. Gosto que homem saiba se cuidar também, e tenha uma vaidade ou outra. Agora não dá é pra aguentar o cara querer competir comigo horário de depilação e esconder meu rímel na gaveta de cuecas dele, né?!

6 Response to "Sexy a metro?"

  1. Anônimo Says:
    22 de julho de 2010 às 13:24

    então... manter um corpo saudável, ser higiênico e bem apresentável, está bem, mas bemmm distante das 'boiolices' que os caras estão fazendo atualmente...
    longe de ser radical - pelo menos pretendo - mas acredito que o excesso de cuidado quer dizer outra coisa: viadagem! rs (se incentivar, vira viado)
    pode ter certeza que competir o horário do salão é só o começo... logo, logo começa competir quem usa o sapato vermelho no final de semana kkk...

  2. mulherices says:
    30 de julho de 2010 às 17:26

    Hahahahhaahha.
    Nem preciso dizer que concordo com tudo que você escreveu e que tenho verdadeiro pânico desses homens-que-nào-são-homens-para-mim.
    Adorei seu cantinho
    Lílian Buzzetto
    Do Mulherices.

  3. mulherices says:
    30 de julho de 2010 às 17:28

    Mas, na verdade, estou aqui para convidá-la a participar do 1o. Concurso de Textos do Mulherices - em que publicaremos e premiaremos os vencedores.
    .
    O regulamento e mais detalhes - lá no Mulherices.
    .
    Participe
    Abraços.

  4. Anônimo Says:
    30 de julho de 2010 às 23:05

    Fabiana.

    Venho percorrendo algumas páginas para divulgar o VERDE VIDA, dedicado à causa ambiental e humanística.

    Felicidade em sua jornada.

  5. M. says:
    8 de agosto de 2010 às 02:37

    Olá,
    Me arrisquei a procurar blogs por interesses em comum e vim parar aqui no seu.
    Me identifiquei imediatamente.
    Seu texto é maravilhoso e tem uma pitada de ironia que era exatamente o que eu andava procurando por aqui.
    Também acho que homem que use mais cosméticos do que eu, sem dúvida tem masculinidade duvidosa.
    Começei a ler o provincianismo dos blogs ali em baixo, em que vc cita a Clarah Averbuck, também sou da época dela,apesar de detestá-la atualmente, fui leitora naquela época de brazileirapreta.
    Acho que esse blog vale mais que a pena ser seguido. E mais que ser seguido, ser lido regularmente.
    Abraços
    MArcia.

  6. Fabiana Amaral says:
    8 de agosto de 2010 às 20:21

    Azul, nem sei se ser excessivamente vaidoso é coisa de viado ou não (provavelmente sim)... Mas sei que tudo em excesso faz mal. E eu não tenho paciência não, viu...

    Gracias, senhorita Buzzetto, e como lhe disse por Twitter, meu textículo já foi. :)

    Obrigada pela visita, Cláudio.

    Imensamente grata, Marcia, bom ver mais uma "dinossaura" bloguística por aqui! Eu gostava mais dos textos da Clarah quando ela escrevia o que vinha à mente, independente se bom ou ruim, pra agradar ou não. Depois que ela começou a reclamar o tempo todo da confusão que fazem entre o filme baseado em sua obra e o livro, entre o personagem do livro e ela... Ficou meio sacal. Mas eu ainda acompanho, porque, como já disse algumas vezes pra algumas amigas, ela é uma espécie de "eu" em realidade paralela. Muitas vezes ela traduziu coisas que eu sentia no exato momento em que elas aconteceram. Então ainda fica por ali no meu rss. :)
    Mas que bom que você gostou, volte sempre! :)

Postar um comentário