Semi-inaugurando

Êêêêê! Blog novo. Com postagens velhas, pois é, eu sei. Mas achei que essas aí do blog anterior estariam de acordo com o novo, e por isso as resgatei. Também pra testar o layout desta bagaça - Alguma coisa me incomoda, talvez a parte das postagens muito estreita, mas vai ficar assim. Depois de, numa crise, cometer bloguicídio, deu um trabalhão recuperar os gadgets (leia-se tranqueiras), então não vou mexer mais nesta budega nem tão cedo. Eu acho.

Well. Então estamos aí pra falar de tudo e de coisa nenhuma.


E eu começo o blog (no terceiro post) falando do meu dia: Dia do orgulho nerd, ou geek pride day, que se comemora em 25/05*.

Como tudo no mundo de hoje, o conceito de "nerd" é muito variável (aliás, o relativismo da atualidade me incomoda às vezes). A primeira imagem que vem à mente, provavelmente, é a daquele cara feio, de óculos, gênio em exatas (física, química, matemática, whatever), que não sabe se relacionar com as pessoas e por isso vive uma vida virtual. Acho que esse é o estereótipo mais básico do nerd. Tem outros detalhes também, como gostar de ficção científica e talz. Percebam; nerd não é sinônimo de CDF. CDF é o cara que só tira notão em tudo, e pode ser popular ou não. Nerd tira notão naquilo em que é especialista, e em geral tá longe de ser popular. É diferente.

Descobri numa realidade paralela na net que existem subtipos de nerds. E com isso descobri que faço parte de pelo menos uns quatro grupos e já fiz de outros dois... Oh, gosh. Vejamos... Temos os Geeks, que usualmente são relacionados aos fanáticos por tecnologia (opa! Tamojunto). Os RPGistas, ou adeptos do Role-Playing Game, os jogos onde você interpreta personagens (eu tenho mais de cem páginas com uma história de elfos e demais seres fantásticos, personagens de aventuras de RPG... Falta-me tempo pra terminá-la). Os Fanbases ou Fandons, fãs de determinada obra (em geral Senhor dos Anéis e Star Wars - Tamojunto again)... E por aí vai o fantástico mundo dos nerds... Há ainda os gamers (já fui, na adolescência - jogar Mortal Kombat era tudo!), os Cards Gamers (ainda tenho minhas cartas de Magic!)...

Mas graças ao relativismo que me incomoda, eu posso me considerar nerd mesmo sendo uma ameba com números (sério, devo ter discalculia), e não usando óculos (buáá). Assim como eu, outros nerds assumidos (ou não), podem comemorar no dia 25/05 - aliás, vai ter um evento na ECO (Escola de Comunicação da UFRJ - mais informações aqui) pelo dia. Infelizmente eu não vou estar presente. Pois é, vai ser justamente na hora da aula em que vou apresentar um trabalho... :(

Enfim, a mensagem de quase-abertura do blog era essa. Nerds do mundo, uni-vos! Mas via internet, é claro. :D

* O dia 25/05 não foi escolhido aleatoriamente. O Dia do Orgulho Nerd foi criado em 2006 na Espanha, pra comemorar a estreia do primeiro filme da série Star Wars, em 1977.

0 Response to "Semi-inaugurando"

Postar um comentário